AF_PI_IPS_sm

A Estação da Biodiversidade do Instituto Politécnico de Setúbal é um percurso pedestre com cerca de 2 km com 8 painéis dispersos ao longo do caminho, onde se pode consultar informação científica sobre a diversidade biológica. Os painéis são uma espécie de guia de campo, onde encontra imagens e comentários sobre plantas e animais comuns, especialmente insetos.

O sobreiro é a árvore dominante do campus

É o carvalho mais famoso pela produção de cortiça. É uma espécie protegida por lei, presente apenas nas zonas costeiras da região Mediterrânica e com distribuição centrada na Península Ibérica. A casca grossa do tronco, a cortiça, confere-lhe enorme capacidade de resistência ao fogo. Tal como todos os carvalhos, produzem frutos a que chamamos bolotas, comestíveis e importantes para a alimentação do gado.

AF_PI_IPS_sm

Objetivo

O principal objetivo das Estações da Biodiversidade (EBIO) é promover a participação do público na inventariação e monitorização da biodiversidade dos percursos pedestres. Pede-se aos visitantes que durante os seus passeios não deixem de “RIPAR” a biodiversidade: Registar através de fotografia, Identificar as espécies para depois PARtilhar as observações na plataforma www.biodiversity4all.org.

RECOMENDAÇÕES ESPECIAIS

  • Pare, escute e olhe! Para observar e identificar a biodiversidade é indispensável paciência.
  • É natural que se depare com muitas espécies não referidas nos painéis. Demore-se a observá-las e tire fotografias para as registar.
  • Em relação às plantas, tenha particular atenção às que estão em flor, pois é mais fácil de identificar a espécie a que pertencem.
  • Não tenha medo dos insetos! Vai ver que depois de treinar o olhar, é muito gratificante encontrá-los entre a vegetação.

MAIS INFORMAÇÕES

  • Partilhe as suas fotografias em www.biodiversity4all.org, onde poderá também procurar no menu Comunidade - Projetos - Rede de Estações da Biodiversidade, o projeto específico da EBIO Instituto Politécnico de Setúbal para consultar a lista de espécies já registada (QR code disponível no verso).
  • Visite também os Biospots da Escola Superior de Tecnologia do Barreiro.
  • Siga a rede de Estações da Biodiversidade no Facebook: www.facebook.com/EstacoesDaBiodiversidade.
  • Participe nos Censos de Borboletas de Portugal. Mais informações em http://www.tagis.pt/censos-borboletas-de-portugal.html.
  • Consulte www.flora-on.pt para conhecer melhor as plantas portuguesas e experimente a chave de identificação interativa.
  • Siga as notícias sobre a rede EBIO no website sobre natureza www.wilder.pt.