Pare, escute e olhe!

Cinzentinha

Fêmea em oviposição.Nas asas posteriores apresentas dois ocelos e uma pequena cauda. Aparecem muitas vezes perto dos trevos e outras fabáceas que as lagartas consomem.

Cinzentinha
Dicladispa testacea

Dicladispa testacea

Pequenos escaravelhos castanhos com asas espinhosas. Podem ser considerados pragas, pois as larvas alimentam-se do interior das folhas de plantas da família das estevas (Cistaceae).

Mosca-das-flores-das-pernas-grossas

Espécie que passa muitas vezes despercebida devido ao seu pequeno tamanho, mas que é de fácil identificação devido aos seus fémures grossos nas patas posteriores.

Mosca-das-flores-das-pernas-grossas
Azul-comum

Azul-comum

As lagartas alimentam-se de trevos e de outras plantas da mesma família (Fabaceae), sendo por isso muito comum em parques e Jardins.

Joaninha-redonda

Encontra-se sobretudo nas folhas das árvores. Como grande parte dos seus parentes, também os adultos e as larvas destas joaninhas consomem pulgões, contribuindo assim para o controle destes insetos que por vezes infestam diversas culturas.

Joaninha-redonda
Mosca-das-flores-comum

Mosca-das-flores-comum

Pequenas moscas que mimetizam vespas de modo a afastar predadores. Os adultos alimentam-se de néctar e pólen, e podem ocorrer em grandes números. As larvas são terrestres e predam pulgões, atuando como agentes de controlo biológico.